blog

Saúde do Futuro: Consultórios sem médicos

A Forward Health acaba de lançar os CarePods – uma cabine particular feita para realizar exames médicos usando scanners corporais, sensores inteligentes e algoritmos capazes de diagnosticar doenças.  Na visão de Adrian Aoun, CEO e cofundador da empresa,  a intenção é migrar gradualmente de modelos tradicionais de atendimento médico para soluções autônomas. Um quase “faça-você-mesmo”. Uma situação que parece ser ambiciosa, mas também suscita questionamentos cruciais sobre a interação humana na área da saúde. O CarePod oferece a conveniência de Leia mais…

Google lança a Gemini: A nova era digital?

A nova era da internet chegou, na qual várias empresas da área da tecnologia estão em uma disputa para saber quem se sobressairá e conquistará o mercado. A OpenAI foi a pioneira ao popularizar essa nova forma, o que acendeu o alerta da Google. Até aí, restava saber se uma das empresas mais importantes mundialmente conseguiria lançar algo tão impressionante quanto, e parece que a Google quer assumir o posto no mundo das inteligências artificiais com a Gemini, sua inteligência Leia mais…

Essa empresa não sabe o que é crise

Enquanto as empresas tecnológicas mundiais despedem trabalhadores em massa, a empresa argentina, com operações em toda a América Latina, anunciou que contrataria 13 mil trabalhadores, principalmente no Brasil e no México, aumentando em um terço a sua força de trabalho. A empresa, que inicialmente apenas conectava compradores e vendedores, expandiu-se para abarcar o setor de pagamentos, a fim de acalmar o medo de fraude dos usuários. Seu sistema de pagamentos, MercadoPago, é agora amplamente confiável. A companhia também construiu a Leia mais…

A cada revés, uma oportunidade

As carreiras são melhor compreendidas como jornadas ao longo da vida – “lifelong journeys” – onde desvios de rota e caminhos não convencionais são naturais e muitas vezes valiosos. A bússola do destino é misteriosa, e os reveses são oportunidades para refletir se seus objetivos de carreira realmente atendem às suas aspirações atuais, afinal, as decisões que levaram ao caminho em que você está agora foram tomadas por uma versão anterior e menos experiente de você mesmo. Olhando pelo retrovisor, Leia mais…

O cenário atual e futuro da computação quântica

Uma maneira de pensar sobre os computadores é considerando os tipos de números com os quais trabalham. Enquanto os computadores clássicos usam bits que podem representar apenas 0 ou 1, os computadores quânticos utilizam qubits, que podem representar 0, 1 ou ambos simultaneamente, graças à superposição quântica. Como a computação quântica ainda é um campo emergente, a maioria dos problemas que os computadores quânticos resolverão são formulados em matemática abstrata. Contudo, é possível já vislumbrar questões mais imediatas, como a Leia mais…

Cinco maneiras de desenvolver seus talentos em um futuro incerto

As redações de jornais já estão escarafunchando os arquivos para montar suas retrospectivas do ano de 2023, e um tema que certamente estará em destaque é a IA e o futuro do mercado de trabalho. Esse assunto ter sido abordado com alarde, e a verdade é que, sim, muitas pessoas perderão seus empregos. Porém, é mais provável que elas não sejam substituídas por robôs, mas por seres humanos mesmo. Por aqueles que sabem trabalhar junto com a IA.  Nesse sentido, Leia mais…

Viver até os 120 anos: um projeto viável?

Por séculos, a busca por frear o envelhecimento, um dos sonhos mais acalentados pela humanidade, foi o reduto de charlatões e vendedores de fórmulas mágicas que congelariam as mãos do próprio Cronos. Contudo, a ideia de elixires não mágicos amparados pela ciência, está decolando, com o embarque de cientistas e bilionários ansiosos para comprar tempo de vida saudável. Até agora, a ciência focou, e tem tido êxito, em prolongar o tempo de vida dos seres humanos. Porém, não se conseguiu Leia mais…

O projeto revolucionário na Suécia para construção de cidades de madeira

Nos últimos anos, os edifícios feitos de madeira vêm se tornando mais comuns, atingindo novos patamares, com a conclusão de arranha-céus e construções em países como Noruega e Austrália. Mas o Reino da Suécia quer ir mais longe: a empresa Atrium Ljungberg anunciou planos de construir uma cidade inteira de madeira, a Stockholm Wood City, que será construída em Sickla, uma área ao sul da capital sueca, Estocolmo. A construção do local de 250 mil metros quadrados começará em 2025. Leia mais…

Como viver de acordo com os seus valores no ambiente de trabalho

Cada vez mais, o desejo de seguir carreiras alinhadas com nossos valores morais desempenha um papel central em nossas decisões sobre empregos. É sobre realizar um trabalho que nos permita atuar de forma alinhada com nossa compreensão do que é certo e errado. No entanto, isso não é algo fácil de se alcançar. Mudanças e turbulências organizacionais, juntamente com fatores externos, como o cenário econômico, podem tornar o comprometimento moral um verdadeiro desafio. Por exemplo, um ambiente de trabalho pesado Leia mais…

O combustível nuclear aquece o sonho das bases lunares

Desde o épico pouso na Lua em 1969, o foco dos programas espaciais globais tem se expandido, relegando nosso satélite natural a segundo plano. No entanto, recentemente, a Lua ressurgiu como protagonista, vista por muitos como o trampolim que pode finalmente tornar realidade o sonho da viagem a Marte. Além disso, ela oculta valiosos recursos necessários para a tecnologia moderna, tornando-a ainda mais atraente. É nesse cenário que o Programa Artemis, liderado pela NASA, planeja estabelecer um posto avançado lunar Leia mais…