3 lições que devemos aprender com a acessibilidade

Publicado por Andre Bello em

A administração de serviços gerais dos EUA lançou o Plano de Ação de Equidade, com o objetivo de trazer acessibilidade para todos os serviços governamentais digitais.

Essa mudança de uma agência federal sinaliza para as empresas que elas também vão precisar seguir este exemplo e lutar cada vez mais por acessibilidade.

Apesar da notícia promissora, a palavra “acessibilidade” ainda pode causar dúvidas e receios nos desenvolvedores e também em profissionais de outras áreas.

O desafio está em adotar uma nova mentalidade.

Para construir um mundo com mais empatia, e incluir mais pessoas na era digital, será preciso pensar em formas de potencializar as ferramentas que estão à nossa volta. Por isso, segue uma lista de 3 tópicos importantes para pensar na hora de criar um app, site ou um programa acessível, mas que podem (e devem) ser observados por profissionais de todas os segmentos:

  • Misture e combine suas ferramentas: Cada plataforma de desenvolvimento tem seu próprio conjunto de diretrizes e requisitos de acessibilidade. No entanto, misturar e combinar ferramentas e diretrizes de outras esferas pode gerar um ambiente de projeto mais rico e abundante.
  • Observe a legislação de acessibilidade de cada região, mas não se prenda a ela: Os desenvolvedores precisam reconhecer que a adesão à acessibilidade muda com base na localização. O que pode ser legalmente compatível ou inclusivo em um país provavelmente é diferente em outro. Alguns locais terão regras mais rígidas em relação à acessibilidade, e os desenvolvedores deveriam aplicar esses padrões em seus produtos em todos os níveis, mesmo em países que não os solicitam.
  • Descubra ‘áreas cinzentas’ por meio de testes de usuário: É preciso testar repetidamente produtos e recursos pessoalmente ou remotamente com um grupo diversificado de usuários de diferentes capacidades, idades e origens. É sempre muito saudável, não projetar para os usuários, mas projetar com os usuários.

O fato é que não deveria existir um único especialista em acessibilidade. Acessibilidade é uma responsabilidade compartilhada, e todos os desenvolvedores e profissionais precisam se apropriar do conhecimento e iniciativas já disponíveis para causar impacto positivo no mundo.

Pense e reflita: o que a acessibilidade pode te ensinar?

Faça parte da lista exclusiva:
Conteúdo relevante no seu email

4 comentários

JinSef · 17 de dezembro de 2024 às 21:41

Ищите в гугле

online chat · 2 de janeiro de 2025 às 19:42

986463 264805Oh my goodness! a amazing post dude. Thanks Nevertheless My business is experiencing problem with ur rss . Dont know why Not able to sign up for it. Possibly there is any person obtaining identical rss difficulty? Anyone who knows kindly respond. Thnkx 535253

Rec1688 · 5 de janeiro de 2025 às 03:43

151030 653282Hi, Thanks for your page. I discovered your page through Bing and hope you maintain providing much more very good articles. 666546

สูตรหวยไทย 1 นาที · 23 de janeiro de 2025 às 01:10

395862 342822Thanks for some other great post. Where else might just anyone get that type of info in such an perfect indicates of writing? Ive a presentation next week, and Im at the search for such information. 756323

Deixe um comentário

Espaço reservado para avatar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *