3 Estratégias para liderar em tempos difíceis
Nos últimos anos, líderes e organizações tiveram que lidar com uma pandemia que exigiu mais flexibilidade e novas formulações no trabalho. Foram tempos difíceis onde o otimismo foi fundamental para manter a saúde mental dos funcionários. Mesmo passados os piores momentos, os líderes ainda precisam de estratégias práticas para cuidar de si mesmos e de suas equipes.
A empresa especializada em pesquisa, desenvolvimento organizacional e liderança Potencial Project, listou tópicos importantes para líderes que precisam se organizar em tempos de incerteza:
- Tenha cuidado com o seu ego:
À medida que se sobe nas fileiras da liderança, o ego, naturalmente, pode ficar inflado. Quando isso acontece, aumenta-se o risco de se tomar más decisões. Um ego inflado estreita nossa visão e nos faz buscar informações que confirmem o que queremos acreditar. O ego pode matar nossa capacidade de ser ágil em um mundo imprevisível. Manter o ego sob controle dá aos líderes a liberdade de cometer erros, admitir que são humanos e seguir em frente.
- Escolha a coragem ao invés do conforto:
Às vezes, fazemos quase tudo o que podemos para nos convencer de que ficar na nossa zona de conforto é a melhor coisa a fazer. É aqui que entra a coragem. Escolher a coragem em vez do conforto nos coloca em uma posição vulnerável, porque provavelmente cometeremos erros ao nos aventurarmos em território incerto. Mas, essa vulnerabilidade abre as portas para que outros também sejam vulneráveis, pois permitindo que as pessoas vejam nossa humanidade, se sintam convidadas a compartilhar a delas também.
- Pratique a transparência:
Muitas vezes retemos informações importantes por medo de como elas serão recebidas. Cuidar da transparência significa expor ideias, pensamentos e sentimentos. A transparência é diferente da franqueza, pois você pode ser sincero e ainda ocultar informações. Quando você é transparente, as pessoas sabem o que está em sua mente. E quando você adiciona carinho à transparência, as pessoas também sabem o que está em seu coração.
A transparência com compaixão ajuda a colocar os líderes na mesma altura que seus funcionários, o que, por sua vez, gera resultados positivos. Na pesquisa do Potential Project, os resultados mostraram que quando os funcionários se deparam com uma liderança com compaixão (com coragem, presença e transparência), a satisfação no trabalho melhora em 11%, o comprometimento organizacional cresce em 10% e o burnout diminui em 10%.
Admita erros quando estiver errado, escolha a coragem mesmo quando isso o fizer se sentir vulnerável. Compartilhe, seja e esteja aberto e honesto ao que está em sua mente e também em seu coração.
0 comentário