Uma vacina pode curar qualquer câncer

Publicado por Andre Bello em

A BioNTech é famosa por ter feito parceria com a Pfizer para desenvolver uma vacina para COVID-19, baseada no RNA mensageiro (mRNA).

Mais recentemente, a empresa vem desenvolvendo ainda mais essa tecnologia para investigar seu potencial no tratamento de outras doenças, como o câncer. Um estudo, que envolveu a injeção de mRNA em tumores de cólon e melanoma em camundongos, interrompeu o crescimento do tumor e causou uma regressão completa do câncer em 85% dos animais.

A BioNTech está criando um novo centro de pesquisa e desenvolvimento em Cambridge, uma das cidades de alta tecnologia do Reino Unido, com uma capacidade de mais de 70 cientistas altamente qualificados. O estudo está na fase 1, com previsão de conclusão em 2024 e deve ser autorizado para o mercado em 2030.

A quimioterapia tradicional envolve um ataque agressivo ao câncer, mas também impacta muitas outras células, o que leva a efeitos colaterais significativos. Por outro lado, os tratamentos com mRNA são potencialmente mais seguros e personalizados para cada indivíduo. A droga poderá fornecer ao sistema imunológico informações genéticas específicas do câncer a ser tratado. Assim ela “aprende” a atacar apenas o tumor, tornando-o muito mais direcionado e preciso.

“As vacinas de mRNA são um dos desenvolvimentos de pesquisa mais empolgantes da pandemia, e há fortes indícios de que elas podem se tornar poderosas opções de tratamento para o câncer”, disse o Dr. Iain Foulkes, porta-voz da Cancer Research UK.

Certamente representa diretamente uma nova esperança para muitas pessoas, e o aumento da expectativa de vida da população em geral.

Faça parte da lista exclusiva:
Conteúdo relevante no seu email

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *