Arranha-céus de madeira: uma ideia absurda?
Engenheiros e empresários estão testando novas maneiras de construções se tornarem mais ecológicas.
Casas feitas por impressoras 3D são uma tendência que está em ascensão, e agora uma nova ideia, um tanto quanto contraintuitiva, está se desenvolvendo: arranha-céus feitos de madeira.
O plano do grupo é construir dois arranha-céus de madeira. O primeiro, na Suíça, que terá 100 metros de altura. O segundo, na Austrália, terá quase o dobro dessa altura, 183 metros, mas será híbrido, com um núcleo de concreto.
A ideia de um edifício de 60 andares totalmente de madeira parece estranha, e levanta dúvidas a respeito de sua durabilidade e inflamabilidade. Porém, a companhia assegura que os materiais foram testados e o tipo de madeira atende os requisitos de construção. Há outros pontos em questão, como o pobre isolamento acústico que a madeira proporciona e o fato de ser muito leve.
No entanto a questão mais evidente é a dúvida sobre a sustentabilidade ecológica e impacto ao meio ambiente que uma tecnologia dessas poderia representar.
O argumento usado pelos projetistas é que o reflorestamento tornaria a ideia viável e segura, a exemplo da Noruega, que já possui um histórico de preservação de suas florestas com políticas eficientes de reflorestamento.
Segundo os engenheiros, essa prática sairia menos prejudicial ao meio ambiente do que continuar com o velho concreto.
Seria essa realmente uma forma sustentável e viável de se construir no futuro?
0 comentário