EUA cria primeira comunidade de casas impressas em 3D
A construtora Lennar está colaborando com a ICON, uma empresa de tecnologias de construção pioneira na impressão 3D em larga escala. Juntos construirão 100 novas casas na comunidade Wolf Ranch, localizada ao norte de Austin, Texas.
O projeto combina robótica, software e materiais inovadores para criar construções tecnologicamente avançadas, ambientalmente sustentáveis e arquitetonicamente impressionantes. Os preços começam a partir de 400 mil dólares.
“Dada a escassez habitacional que persiste em todo o país, nunca foi tão importante inovar de forma a encontrar novos métodos de construção que permitam maior flexibilidade de projeto e maior produção a preços acessíveis”, disse Stuart Miller, presidente executivo da Lennar.
A velocidade de construção permite que as paredes das casas sejam construídas 2 a 3 vezes mais rápido que o normal, e por apenas 30% do custo dos métodos tradicionais, garantindo que os projetos se mantenham dentro do cronograma e dentro do orçamento. Além disso, as casas podem suportar climas extremos, fornecendo excelente isolamento, e ainda minimiza o impacto de desastres naturais. As paredes são produzidas com menos desperdício, oferecem mais liberdade estética e ainda diminuem substancialmente o número de acidentes de trabalho devido à automatização.
“Pela primeira vez na história do mundo, o que estamos testemunhando aqui é uma frota de robôs construindo toda uma comunidade de casas”, disse Jason Ballard, CEO e cofundador da ICON.
Todas as residências terão sistemas inteligentes e serão alimentadas por energia limpa produzidas a partir de painéis solares .
Tudo indica que essa é a grande tendência na construção. O mercado global de construção de impressão 3D está avaliado hoje em 19 milhões de dólares, e deve chegar a quase 5 bilhões de dólares até 2030.
No futuro, espera-se que robôs e drones construam bairros inteiros e até cidades.
0 comentário