Um olhar promissor: IA revolucionando a detecção de doenças cardíacas

Publicado por Andre Bello em

Nos Estados Unidos, doenças cardiovasculares são a causa de 1 a cada 5 mortes, e globalmente, cerca de 17,9 milhões de vidas são afetadas anualmente. A calcificação da aorta, o maior vaso sanguíneo do corpo, é um problema sério e silencioso que aumenta o risco de ataques cardíacos e derrames. Detectar essa calcificação a tempo pode salvar vidas, mas muitas vezes é tarde demais.

A solução pode estar na IA. Pesquisadores da Edith Cowan University desenvolveram uma rede neural que analisa imagens de raios-X, identificando níveis de calcificação. Em testes, a IA teve a mesma precisão que especialistas em 80% dos casos, mas a grande diferença é a velocidade: a IA poderia analisar cerca de 60 mil imagens por dia, algo humanamente impossível.

Essa é apenas uma das muitas possibilidades que a IA oferece na medicina. A detecção de doenças, como câncer de mama e pancreático, está avançando rapidamente. Embora ainda estejamos distantes do dia em que a IA possa diagnosticar e tratar complexas doenças sem intervenção humana, ela já está agilizando processos e dando mais tempo aos médicos para cuidarem de seus pacientes.

A jornada é emocionante: a IA está aqui para complementar e melhorar o cuidado com a saúde.

E você, está pronto para essa revolução na medicina? 

Faça parte da lista exclusiva:
Conteúdo relevante no seu email

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *